1º Agenda Cultural

  Podemos finalmente nos congratular por já termos a nossa primeira agenda cultural exposta na Escola!
  A primeira tentativa decorreu sexta feira dia 27 depois de irmos buscar o nosso cartaz (agradecemos à Vitamix e a sua disponibilidade) e o material necessário para o prender, passámos a tarde a coloca-lo e seguidamente a observar a reacção dos nossos colegas que ao passar, paravam para ler ou apenas a apreciar o grafismo.
  Infelizmente domingo dia 29 viemos a saber que o cartaz se encontrava no chão coberto de folhas. Rapidamente nos deslocamos ate a escola para o recolher.
  Finalmente segunda feira dia 30 o grupo dirigiu-se a ESR às 7:20 da manhã para colocarmos de novo a nossa agenda. Desta vez utilizamos material diferente mais resistente e esperemos que perdure aos rigorosos dias de inverno que se adivinham.
  Disponibilizamos então a nossa Agenda Cultural para melhor a apreciarem: 1º Agenda Cultural




PS: Aqui ficam os nossos agradecimentos ao grupo "A Moda és tu!" que nos avisou do sucedido com o cartaz no passado domingo. Muito Obrigado!


Cultura XXI

Miradouro Santa Catarina

  Seguimos pela Rua do Loreto, continuamos pela Calçada do Combro e na Rua marechal Saldanha chegámos por fim ao nosso destino.
  O miradouro de Santa Catarina é perfeito para ver o pôr-do-sol lisboeta, embora tenhamos encontrado a esplanada em renovação deparamo-nos com um óptimo fim de tarde.
  Este miradouro é também conhecido por aqueles que o frequentam como “Adamastor” devido à estátua do gigante esculpida em pedra que nele se encontra.
  Dado a sua localização mais recôndita é frequentemente visitado por pessoas que pertencem a tribos urbanas mais alternativas, ou mesmo por estudantes de faculdade que procurem um pouco de sossego para trabalhar.


  Muitas vezes as pessoas levam consigo instrumentos musicais como guitarras, sopros ou percussões e tocam livremente para animar o ambiente. Tivemos a sorte de nos deparar com um desses casos e pudemos gozar um pouco do talento do rapaz que tocava temas estrangeiros com a sua guitarra.
  Encontrámos também turistas, frequentes por toda a cidade, casais de franceses, espanhóis e ingleses que aproveitavam o por do sol para namorar com a bela vista sobre o Tejo e a ponte 25 de Abril.
  Deixa-mos aqui o link do Google maps para mais facilmente encontrarem este miradouro que vos sugerimos: Miradouro Santa Catarina

Cultura XXI

Feira Arte Lisboa 09


  Depois de tomarmos conhecimento através da rádio o nosso grupo dirigiu-se a Feira Arte Lisboa 09.
  Ao chegarmos a exposição deparamo-nos com duas imagens marcantes na arte do sec XX Marilyn Monroe e Mao Tse-tung mas a exposição reservava-nos grandes surpresas pelos seus longos corredores paralelos.
  As peças eram maioritariamente de artistas portugueses e espanhóis. A presença dos nossos “irmãos” era fácil de perceber pois o castelhano distinguia-se por entre as conversas.
    Duas peças nos prenderam a atenção. A primeira foi um painel onde o artista conjugava em peças de vinil cortadas a laser dezenas de imagens. Cada vez que o apreciávamos encontrávamos uma imagem que não tínhamos visto antes. Percebemos então que os vinis que eram cortados relacionavam-se com a imagem. A caveira central do painel era feita de um vinil do cd de Michael Jackson, Bad, e a imagem de uma mulher a dançar pertencia a um cd de Madonna.
  A segunda peça com que ficamos deslumbrados foi uma representação da escultura de Michelangelo, Pietà. Esta apresentava não uma mãe a segurar no filho, mas sim um filho a segurar no pai. Era de tal maneira real que as pessoas se questionavam se não eram mesmo duas pessoas a posar. Os cabelos, os pelos, as rugas, as expressões estavam de tal maneira retratadas que esta era a peça que mais suscitava interesse e conversa entre aqueles que a apreciavam.
  No final podemos afirmar que as nossas expectativas foram superadas e ao sairmos do parque das nações todos tinha-mos em mente recomendar aquela feira a amigos e família, rapidamente pois só estaria patente por 6 dias. O único inconveniente do dia foi uns minutos depois de termos entrado na exposição as pilhas da máquina fotográfica falharam. Pedimos desculpa pela qualidade mas só nos restou o telemóvel para fotografar as principais peças.




Cultura XXI

Gangland


  Gangland, assim se chama a exposição fotográfica exposta na KGalery no Bairro Alto até dia 1 de Dezembro.
  A exposição fotográfica retrata as favelas da cidade do Rio de Janeiro. O fotografo português João Pina teve de se integrar no meio hostil, aventura muito perigosa que já custou a morte a um fotógrafo que tentou o mesmo feito.
  João Pina retrata através da sua fotografia a preto e branco, o clima agreste das favelas, onde as armas estão sempre presentes. Tráfico de Droga, delinquência juvenil são temas que Pina fotografa. Crianças e adolescentes não dispensam as armas até mesmo num momento de diversão enquanto jogam matraquilhos. A música a dança e o futebol são os escapes para a dura veracidade das ruas que os jovens enfrentam.
  A fé, outro dos temas, aparece-nos em várias fotografias, quer sege em momentos privados, quando uma mulher em sua casa nos expõem um retrato religioso, quer nas várias fotografias que abordam manifestações públicas religiosas em plena rua ou em igrejas locais.
  Por fim a actividade policial, muito presente nas fotografias de João Pina transportam-nos para o cenário de guerra civil. Dezenas de polícias armados, sobem pelas ruas estreitas e inclinadas procurando alguém, a adrenalina e o medo daqueles que não sabem o que se pode encontrar na próxima esquina, transparece na sua cara.

  Assim João Pina consegue retratar em 30 fotografias, a vida nas favelas, os jovens que enfrentam esta realidade, os hesitantes policias e como tudo isto se interliga com momentos do quotidiano iguais a de qualquer outra pessoa do mundo.
  Por ser um bocado difícil de encontrar a rua onde se encontra este centro de exposições deixa-mos aqui o link: Rua da Vinha




Cultura XXI

Acerca de mim

A minha foto
Somos Alunos da Esc. Secundária da Ramada de Área de Projecto do 12º Ano.

Arquivo do blogue