Gangland


  Gangland, assim se chama a exposição fotográfica exposta na KGalery no Bairro Alto até dia 1 de Dezembro.
  A exposição fotográfica retrata as favelas da cidade do Rio de Janeiro. O fotografo português João Pina teve de se integrar no meio hostil, aventura muito perigosa que já custou a morte a um fotógrafo que tentou o mesmo feito.
  João Pina retrata através da sua fotografia a preto e branco, o clima agreste das favelas, onde as armas estão sempre presentes. Tráfico de Droga, delinquência juvenil são temas que Pina fotografa. Crianças e adolescentes não dispensam as armas até mesmo num momento de diversão enquanto jogam matraquilhos. A música a dança e o futebol são os escapes para a dura veracidade das ruas que os jovens enfrentam.
  A fé, outro dos temas, aparece-nos em várias fotografias, quer sege em momentos privados, quando uma mulher em sua casa nos expõem um retrato religioso, quer nas várias fotografias que abordam manifestações públicas religiosas em plena rua ou em igrejas locais.
  Por fim a actividade policial, muito presente nas fotografias de João Pina transportam-nos para o cenário de guerra civil. Dezenas de polícias armados, sobem pelas ruas estreitas e inclinadas procurando alguém, a adrenalina e o medo daqueles que não sabem o que se pode encontrar na próxima esquina, transparece na sua cara.

  Assim João Pina consegue retratar em 30 fotografias, a vida nas favelas, os jovens que enfrentam esta realidade, os hesitantes policias e como tudo isto se interliga com momentos do quotidiano iguais a de qualquer outra pessoa do mundo.
  Por ser um bocado difícil de encontrar a rua onde se encontra este centro de exposições deixa-mos aqui o link: Rua da Vinha




Cultura XXI

0 comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Somos Alunos da Esc. Secundária da Ramada de Área de Projecto do 12º Ano.

Arquivo do blogue